terça-feira, 25 de janeiro de 2011

VCTORIA BENZ 1893 CRIADO POR KARL BENZ




Victoria Benz de 1893 criado por Karl Benz (Foto: Reprodução)

Conheça a enciclopédia do automóvel. O Brasil ganhou um local destinado a história do carro criado por José Luiz Vieira, engenheiro automotivo. Na profissão por 53 anos ele reuniu um vasto material sobre automóveis e lança o livro A História do Automóvel – a evolução da mobilidade, em 3 volumes, lançado pela Editora Alaúde.

G1 – Tendo como base toda essa evolução do combustível, qual será o carro do futuro na sua opinião?

José Luiz Vieira – Toda vez que me perguntaram sobre futuro eu errei (risos), já achei e briguei com um monte de amigos que o carro ia largar o motor de combustão interna e viraria turbina a gás, motor de jato. Em 1964 havia carros para isso com turbina a gás, carro de teste. Andei muito com eles. Jurava que ia ser a melhor coisa. Não me arrisco mais, já errei tanto (risos). Mas baseado no que se conhece hoje, o futuro da mobilidade humana é por meio de células de combustível. Que é a economia do hidrogênio, toda a economia mundial será baseada em hidrogênio. Os EUA ganharam a corrida à Lua. Curiosamente os foguetes americanos eram metade de um terço do russo, por que o americano deu pau na Rússia? Porque ela usava foguetes cheios de bateria, pois era necessário para gerar energia elétrica para gerar dentro da nave o oxigênio. Mas o pessoal precisava e também ter energia para dirigir aquilo. Eles não conseguiam chegar onde queriam chegar, com todo aquele peso. E o americano fez hidrogênio em célula. Célula é o contrário da bateria – a célula gera eletricidade, a bateria gasta. (trecho da entrevista ao G1 sobre o automóvel).



Em1899 nasce o primeiro Fiat 3,5 hp, um pequeno Duc de motor traseiro (Foto: Divulgação)

O opinião de uma pessoa que viveu uma vida rodeado por carros e a sua evolução deverá ser respeitada e de grande importância para o desenvolvimento de novos tipos e sistemas de transporte. O atual automóvel já está no seu ponto máximo e a luta daqui para frente será pela procura de um motor mais moderno e com o desafio de usar algum tipo de energia não poluente. Veja a entrevista no G1.globo.com

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